terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Blue Valentine (Dir. Derek Cianfrance ) - 2010

Um filme sobre o início, meio e fim de uma relação
entre dois jovens, Cindy e Dean, muito bem interpretados por Michelle Williams e Ryan Gosling, respectivamente. Ambos mal se conheciam quando Dean - um romântico incorrigível - resolve se casar com a sua recente paixão, que descobre estar grávida de outro. Movido por motivos nobres ou pelo mero impulso, ele propõe construir uma família com a garota.


Cindy encontra o rapaz na hora que mais precisava, e acaba se casando com alguém que, para ela, poderia ser apenas mais um caso de "uma só noite". Dean não era a pessoa certa no momento certo, ele era apenas a pessoa no momento certo. E Cindy, que em casa nunca teve de fato um apoio familiar, se agarrou a essa possibilidade de segurança através de Dean.

Com o decorrer do filme, nota-se que a sua montagem foi feita mostrando a história do casal
antes e depois do casamento: a construção e a destruição do relacionamento, respectivamente. Após a união dos dois, a ideia do divórcio torna-se uma sombra cada vez maior.

Imagino que muitos que assistiram ao filme tenham se identificado, pois este traz toda uma narrativa - muito realista - do fim de um casamento gerado pela "mera" paixão e impulso juvenil, que se vê demasiadamente desgastado. Esse desgaste é tratado de tal forma no filme que em certo momento o espectador se vê engasgado em sua própria agonia.

Como pode uma esposa não sentir nada pelo marido, sendo que ambos não são casados a tanto tempo assim? Talvez naquela relação o amor nunca tivesse de fato existido. O que havia ali era o respeito, o carinho e, sobretudo, a conveniência. Muitos casamentos se baseiam hoje nesses três fatores, e é impossível dizer se isso é certo ou errado, bom ou ruim.

* Globo de Ouro - indicado nas categorias de Melhor Atriz (Michelle Williams) e Melhor Ator (Ryan Gosling)

* Sundance Film Festival - indicado ao prêmio do Júri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário