domingo, 22 de janeiro de 2012

As If I Am Not There (Dir. Juanita Wilson) - 2010

Um retrato sobre a vida que algumas mulheres tiveram durante a Guerra da Bósnia (1992 - 1995). Samira, habitante de Sarajevo, vai para uma pequena vila trabalhar como professora substituta pouco antes da eclosão do conflito. Os homens da vila logo são executados pelos ocupantes, enquanto que as mulheres são levadas para verdadeiros campos de concentração, nos quais pouco a pouco cada uma delas morre, seja psicologicamente ou fisicamente.

Poucas palavras são ditas no filme. Afinal, o que há para se dizer? Os conflitos entre homens são todos os dias desencadeados, e com eles uma enorme massa é afetada. Na obra, trata-se em especial da visão feminina. Em meio à guerra, as mulheres são vistas como meros animais. Não são descartadas como os homens logo no começo, mas sim usadas, abusadas.

Na tentativa de ser mais que um animal é que Samira se valoriza como mulher. Para fugir de todo aquele sofrimento de estupros diários e barbáries, a jovem cria uma personagem capaz de absorver a violência a fim de garantir sua própria sobrevivência, desenvolvendo assim uma relação com o general. Impossível julgar se isso é nobre ou não, ainda mais quando se considera que inúmeras mulheres passaram pela mesma situação. Usaram de sua feminilidade para se protegerem, afinal os "soldados" são apenas homens.

Sem dúvida uma obra comovente de uma realizadora pouco conhecida, Juanita Wilson. Comovente, angustiante, intraduzível.

* Prêmio de Melhor Diretor e Melhor Filme no IFTA Award

* Download do filme: http://btjunkie.org/torrent/As-If-I-Am-Not-There/3039c59109b6b1afe7c1b94101cbbefb77a5e57c6902

Nenhum comentário:

Postar um comentário